LIPOASPIRAÇÃO

 

 

 

 

 

BREVE DESCRIÇÃO

Trata-se da remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada, utilizando cânulas específicas para cada caso. A principal indicação é melhorar ou corrigir, dentro do possível, imperfeições do contorno corporal causadas pelo acúmulo de gordura de difícil ou impossível tratamento exclusivo por meio de dieta e exercícios físicos.
Lipoenxertia consiste no reenxerto, em outras regiões, de gordura removida pela lipoaspiração para melhorar os contornos de algumas regiões do corpo e do rosto, como lábios e glúteos. Como a lipoenxertia é comumente acoplada a uma lipoaspiração, ficou popularmente difundido o termo Lipoescultura, que é a remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada e a sua redistribuição parcial nas áreas onde há necessidade de remodelagem, para que surja um novo perfil corporal. É prevista a reabsorção de parte deste enxerto, variando de paciente para paciente.
A técnica usa uma solução especial composta por soro e anestésico local, injetada no tecido adiposo, seguida da aspiração / enxertia de gordura.

RESULTADOS

Como retiramos certa quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área mantém com o restante do tronco e membros. A avaliação correta do grau de elasticidade da pele, da quantidade e localização da gordura nos permite julgar o resultado. Embora os resultados de uma lipoescultura sejam frequentemente muito bons, existe a possibilidade de retirada de quantidade superior ou inferior ao limite ideal. Por isso, deve-se esperar alcançar no mínimo 50% de melhora. Para perfeccionistas e para pacientes com uma grande área a ser trabalhada, reintervenção complementar poderá ser necessária, sendo realizada num período não inferior a 6 (seis) meses após a primeira intervenção.
São fatores limitadores do resultado da cirurgia: obesidade, gordura abdominal visceral, má qualidade prévia da pele, flacidez da parede muscular, conteúdo intracavitário, funcionamento do aparelho gastrointestinal, desvios de coluna e assimetrias corporais prévias, além de tratamentos estéticos que podem ter levado a uma fibrose tecidual prévia, como a aplicação de gás carbônico na região a ser operada. A lipoaspiração visa a camada de gordura subcutânea (imediatamente abaixo da pele), mas não alcança a chamada gordura visceral (que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos). Esta segunda é fator limitador à diminuição de volume abdominal numa cirurgia, só melhorando por meio de reeducação alimentar.

CICATRIZES

As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura são mínimas, normalmente variando de 5 a 8 milímetros.

PÓS-OPERATÓRIO

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, as áreas tratadas estão sujeitas a períodos de “inchaços”, pontos mais densos e volumosos do que outros. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 (seis) a 9 (nove) meses do pós-operatório. A lipoaspiração ou lipoescultura pode apresentar dor. Obedecendo-se as orientações pós-operatórias, a dor diminuirá gradativamente. Eventuais incômodos podem ser solucionados com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios, compressa de gelo local, protegendo a pele para não queimar, já que a sensibilidade local estará diminuída.

Cuidado! A euforia poderá levá-lo(a) a um esforço inoportuno, ocasionando certos transtornos. Siga as recomendações médicas!

Condutas complementares em estabelecimentos de Medicina Estética ou mesmo Fisioterapia bem como a adoção de uma prática regular de atividade física poderão melhorar bastante o resultado final, pois, a modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal. Mas seja criterioso(a) ao selecionar o profissional a conduzir estes procedimentos, pois a escolha errada pode levar a consequências de difícil solução.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS