
PRÓTESE DE MAMA

OUTRAS DENOMINAÇÕES
Mastoplastia de Aumento
Implante Mamário
BREVE DESCRIÇÃO
Hoje em dia, há uma procura pelo aumento do volume mamário por puro clamor de adequação estética. Do ponto de vista médico, a cirurgia é indicada para melhorar o aspecto estético das mamas pequenas (hipomastias), respeitando limites estéticos e fisiológicos, além de casos de assimetrias mamárias congênitas ou após tratamentos cirúrgicos do câncer de mama. O implante, além de aumentar o volume das mamas, melhora sua consistência e forma. Na escolha do tamanho e forma das próteses, as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax deverão ser mantidas, a fim de se obter uma maior harmonia estética. Quando há flacidez associada, concilia-se outra técnica concomitante, a mastopexia, levantando as mamas no mesmo ato cirúrgico e conciliando assim uma maior firmeza ao aumento de volume.
CICATRIZES
Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas. A inclusão das próteses se dá normalmente por meio de incisões no sulco abaixo da mama ou ao redor da aréola ou na axila. Em pacientes que necessitam de uma mastopexia (levantamento das mamas), a colocação do implante se dá através das incisões decorrentes da mesma, geralmente uma incisão em “T invertido”, que possibilita a ressecção de todos os excessos de pele, além de proporcionar um formato mais bonito, natural e jovial à mama. Na consulta de avaliação, médico e paciente definem qual a melhor alternativa para seu caso específico.
PÓS-OPERATÓRIO
O pós-operatório de implante mamário geralmente é bastante confortável e pouco doloroso, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Já na 1ª fase pós-operatória, você provavelmente estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Mas, cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, ocasionando certos transtornos.
GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO APÓS INCLUSÃO DE IMPLANTE MAMÁRIO
O resultado da cirurgia poderá ser preservado, desde que seu ginecologista lhe oriente no controle do aumento de peso na gestação. Quanto à amamentação, não há restrição, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário".
O QUE É RETRAÇÃO CAPSULAR?
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), que leva ao endurecimento das mamas, quando palpadas. A retração da cápsula é um comportamento reacional atípico do organismo da paciente, devido à presença das próteses de silicone, não representando imperícia médica. Se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas. Posteriormente, cirurgião e paciente poderão ponderar uma reintrodução de outras próteses e diferente plano de introdução. Hoje em dia, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica e as novas texturas das próteses de silicone.
A PRÓTESE DEVERÁ SER TROCADA? QUANDO?
Devido ao avanço tecnológico dos materiais utilizados, hoje em dia não é mais necessária a troca dos implantes mamários, exceto em caso de alguma intercorrência.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS
