Rinoplastia

OUTRAS DENOMINAÇÕES

Plástica de nariz
Cirurgia de nariz

 

 

 

BREVE DESCRIÇÃO

A rinoplastia é uma cirurgia na estrutura nasal para melhorar a estética (correção de deformidades traumáticas ou naturais) e/ou a respiração (correção de disfunções) do indivíduo. Problemas respiratórios poderão estar ligados ao septo nasal que, em certos casos, poderá ser corrigido na mesma intervenção cirúrgica. Quando a correção do septo demanda cuidados especiais, a rinoplastia deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o problema funcional.

POSSO ESCOLHER COMO DEVE FICAR MEU FUTURO NARIZ?

A escolha da forma do novo nariz passa por um estudo minucioso, a fim de preservar o equilíbrio estético entre o nariz e a face, preservando a naturalidade e autenticidade da face. Se a sua preferência ou expectativa for de acordo com essas ponderações, será possível atendê-las. Cirurgião e paciente deverão conversar para encontrar o melhor equilíbrio entre suas expectativas e a conduta clinicamente mais indicada.

SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. A RINOPLASTIA ALIVIA ESTE SINTOMA?

Em alguns casos, após a rinoplastia, esses sintomas crônicos são minimizados ou até mesmo desaparecem. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. O importante é esclarecer que as funções respiratórias deverão ser preservadas.

CICATRIZES

Certos narizes permitem uso da técnica de Endorrinoplastia, com cicatrizes escondidas dentro da cavidade nasal, inaparentes. Em outros casos, entretanto, é necessária a técnica da Exorrinoplastia, deixando cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões na columela nasal (porção do nariz próxima ao lábio, entre as narinas) ou nas asas nasais.

PÓS-OPERATÓRIO

A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Mas, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), equimoses (manchas de infiltrado sanguíneo) bem como, dificuldade respiratória nos primeiros dias são comuns a todos pacientes. Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou outro material imobilizador, permanecendo por cerca de 7 (sete) a 8 (oito) dias. Em alguns casos, é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas. Se for realizada a correção simultânea do septo, poderá ser ultrapassado este tempo, com troca de tampões. No pós-operatório mediato (algumas semanas), há alguma dificuldade respiratória transitória, devido ao edema, restrições (por esse motivo) no movimento de válvula respiratória e alteração da elasticidade das asas nasais. Com o decorrer do tempo, tudo tende a normalizar-se. A aparência é marcada numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno o 7º dia) por um edema (inchaço) característico, que vai diminuindo com o passar dos dias e tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS

 

l>