
Toxina BotulÍnica - Botox

BREVE DESCRIÇÃO
A toxina botulínica tipo A, substância obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum, quando aplicada em pequenas doses, bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Com isso, as linhas de expressão são suavizadas. Também para pessoas que sofrem de hiperidrose (transpiração anormalmente aumentada, comum em especial nas axilas e palmas das mãos) as aplicações de toxina botulínica podem trazer um alívio. Os efeitos começam por volta de 24 horas após a aplicação, alcançando seu pico mais ou menos uma semana após, e duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente. Se for necessária alguma complementação, esta deverá ocorrer 20 dias após a aplicação. A toxina é mais eficaz para o tratamento das rugas faciais dinâmicas, aquelas provocadas por vícios de expressão, que aparecem quando os músculos da face estão em movimento. Rugas estáticas, aquelas que aparecem mesmo quando o rosto está parado, também são suavizadas, mas não eliminadas completamente. Porém, ao contrário da expectativa de muitos, a toxina botulínica não atua na flacidez da pele. Ela apenas impede a contração muscular, que é o que forma a ruga. As regiões mais beneficiadas pela técnica são as rugas da testa, glabela (linhas verticais acima do nariz, entre as sobrancelhas), rugas periorbitárias (pés de galinha) e qualquer ruga que se forme na região dos olhos. As rugas verticais que aparecem no limite dos lábios superiores, principalmente dos fumantes (o chamado código de barras), também podem ser tratadas com a toxina, mas geralmente exigem um procedimento complementar. Já as rugas do sulco nasogeniano (bigode chinês) são tratadas através de técnicas de preenchimento.
DURAÇÃO
O tempo de duração do efeito depende do tempo para a eliminação da toxina botulínica. Os fatores que influenciam na duração são a dose e a força muscular. Apesar de controversa, a questão sobre criar ou não resistência e a partir daí ter a necessidade de doses maiores e intervalos mais curtos segue sendo um tema relevante, sendo motivo para se evitar abusos na quantidade e regularidade das aplicações.
BOTOX x OUTROS PROCEDIMENTOS
Botox é o único procedimento que atua no músculo. A complementação por meio de outros métodos que estimulam colágeno e a renovação celular é importante, mas não substitui a toxina botulínica. Ela tem a ação preventiva. Por paralisar rugas dinâmicas, ela previne o aparecimento de novas marcas da idade e a piora das já instaladas.
CONTRAINDICAÇÕES
- Alergia à toxina botulínica e/ou à albumina (proteína do ovo);
- Presença de infecção nos locais de aplicação;
- Indivíduos que estejam fazendo uso de medicamentos que interferem na transmissão neuromuscular, como antibióticos aminoglicosídeos;
- Pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo);
- Gravidez e lactação.
CUIDADOS APÓS APLICAÇÃO
- Evitar deitar-se por 4 horas após a aplicação;
- Não praticar exercícios físicos após 24 horas da aplicação;
- Evitar massagear as regiões aplicadas, assim não se deve aplicar cremes no rosto 24 horas após a aplicação. A massagem da região pode levar a dispersão do medicamento;
- Deve-se contrair a musculatura da região tratada após aplicação com o objetivo de melhorar o bloqueio muscular.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS
