
Dr. Marcos Gobbo

Primando pela excelência
“A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.
A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito.”
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)
A busca pela excelência certamente deve ser um hábito de toda e qualquer profissão, de todo e qualquer ser humano, por uma questão de auto-superação e crescimento diários. Mas, quando falamos de uma profissão que envolve um bem tão precioso como a vida humana, reconhecemos que a busca pela excelência envolve na Medicina e, em especial, na cirurgia a responsabilidade por vidas, por destinos.
Por isso, o mantra de Steve Jobs merece sua citação neste contexto: “A única forma de se fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.” E, amando minha profissão e dedicando-me à minha vocação, tenho o prazer de buscar o crescimento e aprimoramento contínuos, dia após dia.
A empatia
Uma máxima que parece óbvia (e deveria ser...): "Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você." E, estendendo um pouco... “Faça aos outros o que você gostaria, como gostaria que fizessem a você. E não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você.” Esse princípio básico de vida, que deveria guiar todas as nossas ações, em todos os âmbitos da vida, tanto pessoal quanto profissional, é o símbolo do que os psicólogos chamam de “empatia”, palavra originada do grego, que significa "dentro da emoção", "junto com a emoção". No contexto da cirurgia plástica, lidamos com sonhos, com expectativas, com sentimentos à flor da pele, típicos de fases de grandes mudanças. Saber colocar-nos na posição do paciente, entender seu momento emocional, e oferecer-lhe calor humano, fazendo-o sentir-se acolhido, também é um fator decisivo para a ótima recuperação pós-cirúrgica. Tanto que esta visão holística da saúde do ser humano, conferindo importância decisiva aos fatores psicológicos neste contexto, já é hoje reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. A empatia é um aprendizado contínuo e sem fim e um compromisso que assumimos - com os pacientes e com nós mesmos.
Apresentação
Atuando desde 2002 na área de Cirurgia Plástica, Dr. Marcos Gobbo alcançou quase que naturalmente, através dos resultados diferenciados de seu trabalho, a admiração de seus pacientes, o que inclusive lhe rendeu o apelido de “Dr. Mágico Gobbo”. Trabalhando sempre com critério, precisão e frequente reciclagem, contando com o apoio de uma equipe gabaritada, em parceria de longa data, avaliando junto ao paciente suas demandas específicas e harmonizando estas com as reais possibilidades anatômicas dos resultados, preservando sua ética médica, rejeitando procedimentos que coloquem em risco a saúde do paciente, inspira confiança e segurança em quem ingressa para seu rol de pacientes.
Currículo e experiência
- Graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 1994
- Residência em Cirurgia Geral pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, 1995 – 1997
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Universidad Hébrea Argentina BAR ILAN, 1999 – 2000
- Curso de Medicina Estética pela Union Internationale de Médecine Esthétique (UIME), Paris/França, 1999.
- Curso de Lipoescultura e Lipoplastia pela Sociedade Brasileira de Lipoescultura pela Academia Sul Americana de Cirurgia Cosmética, 1999.
- Residência em Cirurgia Plástica pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, 2002 – 2004
- Residência em Cirurgia de Mão pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, 2002 – 2004
- Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
- Membro da SBLMC (Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia) e da ASLMS (Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia)
- Membro da Union Internationale de Médecine Esthétique
- Participação regular em diversos congressos de cirurgia plástica
- Fala Inglês, Francês e Italiano.
CRM/RJ 52-59665-2 – RQE 19684
